Técnico em Eletrotécnica

INSTITUTO PHILUM

PARECER Nº 0261/2019

Autorizado pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará.

Informações Gerais:

Curso Técnico em Segurança do Trabalho está vinculado ao Eixo Tecnológico: Segurança que tem a finalidade de atuar em ações preventivas nos processos produtivos com auxilio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas reguladoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. É o conjunto de normas relacionadas a evitar acidentes, dirimindo as condições inseguras de trabalho e capacitando o trabalhador para a prevenção dos acidentes ocupacionais, orientando o uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva na instituições públicas, privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança

PÚBLICO ALVO

Interessados em trabalhar como técnico em segurança do trabalho com a finalidade de identificar riscos, evitar acidentes, melhorar a qualidade de vida do empregado e a produtividade da empresa pela prevenção de acidentes do trabalho.

PERFIL PROFISSIONAL | MERCADO DE TRABALHO

O Técnico em Segurança do Trabalho. Projeta e executa ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Coordena e orienta  o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Coleta e organiza informações de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Elaboração de políticas de segurança no trabalho, realização de vistorias e relatórios de ambiente de trabalho, verificação e controle de possíveis variáveis que possam ocasionar acidentes e doenças nos trabalhadores, envida ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, faz acompanhamento às ações da CIPA.

O profissional egresso do curso está apto a trabalhar em quaisquer instituições privadas ou públicas, que possuam empregados regidos pela consolidação do trabalho – CLT.

Dependendo do número de empregados e o grau de risco da empresa. O técnico pode atuar em indústrias e empresas de pequenos, médios e grande porte, em fábricas, construção civil, escolas, hospitais, mineradoras, metalúrgicas, transporte aéreo e terrestre, indústria de transformação, indústria de extravias, instituições públicas e privadas, etc.

DIPLOMA

O Diploma emitido pelo Instituto Philum com aprovação do Conselho de Educação do Estado do Ceará (CEC) e validado pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC). O Diploma é válido em todo o Brasil.