NOSSO HISTÓRICO

PhTec - Escola Politécnica Philum

A ESCOLA TÉCNICA PHILUM NASCE SOB A ÉGIDE DA EAD

-Um pouco de nossa história

Banabuiú, pequeno município do sertão Central Cearense, possui cerca de 18 mil habitantes com, em média de 60% (sessenta por cento) desse total residindo na sede do município, cidade do mesmo nome. O ano é 1997. Estudantes de nível superior: 10 (dez), professores municipais, alunos dos cursos de licenciatura da FECLESC/UECE em Quixadá. Forma-se a Associação dos Universitários de Banabuiú- a AUB, com o objetivo de fortalecer o acesso ao ensino em todos os níveis. Plantam-se assim as raízes da Philum Educadores com a finalidade maior de cunho social: elevar o índice de escolaridade, da escolarização e trazer a educação profissional para Banabuiú e municípios circunvizinhos. Ofertou-se turmas de Cursinho Pré-Vestibular e cursos de formação continuada para professores.

Em 2007, chega a Banabuiú o Ensino Superior, na modalidade a distância: duas turmas: uma Licenciatura em Letras/Espanhol e outra de Bacharelado em Serviço Social. Dois  professores egressos da AUB são colaboradores nas funções de Tutor e Coordenador. Era o Ensino Superior chegando ao nosso município.

Nasce nesse contexto o Instituto Philum, formado por egressos da AUB, 06 professores associados em prol do conhecimento. O intuito inicial foi conveniarmo-nos com o Sistema de Ead/EADCON/UNITINS para darmos todo o apoio logístico a mais de 200 (duzentos) alunos Eadcon no Polo de Iguatu e a 50(cinquenta) alunos no Polo de Banabuiú.

Nos primeiros anos de nossa atuação como Instituto vimos realizados o sonho de mais de 250 alunos em cursos diversos e tivemos a certeza de que- mesmo encontrando resistência (ranço de um teleensino notadamente frágil), a Ead proporcionou formação acadêmica a sertanejos que, se não fora esse projeto Eadcon/Unitins, não teriam a menor chance de concretizar. Encontram-se hoje no mercado de trabalho suprindo as demandas em vários municípios brasileiros.

O Instituto Philum, hoje ESCOLA TÉCNICA PHILUM em convênio com Faculdades e Universidades também orgulha-se de ter contribuído para a especialização de cerca de 600 (seiscentos) profissionais nas áreas da saúde e da educação, fortalecendo assim a qualidade dos serviços prestados por esses profissionais, agora pós-graduados lato sensu.

A Escola Técnica Philum  atualmente mantém convênio com Universidades Ead para ofertar cursos de Graduação e Pós Graduação. Somos uma escola Técnica com cursos próprios,  técnicos profissionalizantes, temos núcleos descentralizados em Morada Nova e Quixadá  em funcionamento presencial; no entanto percebemos que, a exemplo do que ocorre a nível nacional a Ead- a despeito de muitas reservas- apresenta-se como a modalidade possível e passível de êxito na busca pela universalização do ensino, da profissionalização, da formação continuada.

O leque de açambarcamento da Ead – semipresencial supera e muito a oferta dos cursos presenciais. Com a EAD apresenta-se uma modalidade de ensino que tem como objetivo oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédio de recursos tecnológicos. Não há como não perceber a Ead como a Educação do Futuro, é irreversível esse processo, haja visto os grandes Centros Universitários e/ou Universidades já apresentarem em seu currículo disciplinas Ead, como forma de apresentação do porvir.

Na era da Interatividade Escola Técnica Philum busca cumprir sua missão: Educar com qualidade, como diz nosso Lema: “Pela paixão de Educar e a Ousadia de Ensinar”, buscando sermos sempre aprendizes, operários do saber. 

Nesse sentido, o crescimento da educação a distância se configurou de forma mais assertiva, direta e estruturada a partir do avanço tecnológico e de sua acessibilidade para as pessoas, principalmente a partir do advento e popularização da Internet de banda larga no Brasil.

A educação a distância proporciona um novo paradigma também no ensino regular. Isso não é mais um tendência, mas sim uma realidade que vem beneficiando milhares de pessoas em todos os cantos de nosso país.

Novas possibilidades são descobertas a cada dia com a evolução das plataformas EAD em geral e cada vez mais novos formas de consumo de conteúdos diversos são disponibilizados, resultando em uma modalidade de ensino cada vez mais completa, eficiente e que engloba cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.

A Escola Técnica Philum busca ofertar qualidade no Ensino,  com esforço, com responsabilidade, indo ao encontro da história, da realidade, do contexto, sem esquecer suas raízes, seu princípio maior: dar a possibilidade de acesso a uma educação de qualidade  a uma parcela bem maior da população que nos cerca, da qual fazemos parte, contribuindo assim para a melhoria geral do país.

Somos cônscios de nossa responsabilidade, de nosso desafio, mas também não podemos declinar de nossa meta.