Manual da Marca

PhTec - Escola Politécnica Philum

PHILUM EDUCADORES ASSOCIADOS (Nosso primeiro nome)

A Palavra Philum vem do latim: amizades

Philo: amizade- amor   

Tal como em Philosofia: Philo: amizade-amor +  Shophia (sabedoria): amor pelo saber, pelo conhecimento que liberta.

Philum (plural de Philo): amizades

O nome inicial de Philum Educadores Associados nos remete essencialmente a sermos educadores e termos amizade entre nós e entre nós e o saber, entre nós e a busca de universalização de acesso de todos à educação profissional em nosso município, estado, país.

A estrela de Davi com 06 pontas foi escolhida por compor a quantidade de pontas e  de amigos: 06, cada um seria uma ponta infinitamente unida, inquebrantável,  e contínua em nossa busca por igualdade de condições para nossa gente.

A estrela de seis pontas ou hexagrama é um símbolo em forma de estrela formada por dois triângulos equiláteros sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo  é um antigo símbolo usado em muitas religiões e crenças diversas, e na grande maioria das vezes, serve para simbolizar o poder e também a proteção divina. Sempre buscamos a proteção divina em nossas ações e decisões.

O triângulo está presente em várias religiões e possui diversos significados. O mais popular é a santíssima trindade para os hindus, cristãos e egípcios. Também é uma alusão ao inicio, meio e fim ou corpo, alma e espírito, o equilíbrio de três forças divinas. É um símbolo que se consiste em três pontos que se ligam. É a letra grega delta, que representa mudança e fluidez, ou um circuito que volta ao princípio.

Mudamos para INSTITUTO PHILUM

O triângulo é a única forma poliédrica que não pode alterar sua forma sem igualmente alterar o comprimento dos seus lados. Portanto, um triângulo não sofrerá nenhum deslocamento por ação do seu peso ou por ação de outras formas exteriores. Dessa forma, o triângulo é a configuração mais estável que existe na natureza. Tal como o triângulo sempre nos portamos pela firmeza de bom caráter e de responsabilidade social incutido em nossas almas de educadores.

Hoje ela se transformou. Criada pelo designer gráfico Madson Kayque, temos em evidência um  quadrado, somos quatro (os outros saíram para outros sonhos), mas os triângulos continuam como ideia prima de nosso sonho maior, para que não percamos de vista nosso objetivo primeiro;  e, aqui estamos nós, pensando fora da caixa, não adequando-nos ao status quo, querendo sempre ser mais em ser coletivo.

Em relação às cores, começamos com verde e azul, depois nos colorimos e, atualmente estamos com o azul e variações e o branco. A simbologia do azul, de acordo com  Eva Heller em seu livro a Psicologia das Cores, assim é definido: O azul é a única cor na qual não predomina nenhum sentimento negativo, mas sim o contrário (…) O azul sempre vai fazer referência à amizade, à empatia, à honestidade, à confiança e a todo o tipo de valores que têm a capacidade de perdurar eternamente, como queremos que sejam os preceitos da Philum, hoje PhTec Escola Politécnica Philum. O quadrado branco sugere uma caixa sem tampa, sem fronteiras, que acolhe sem distinção, que está aberta a novas possibilidades. A cor branca evoca paz, pureza, esperança, limpeza, simplicidade. A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior, como o sente aquele que passa a conhecer e entra para a luz do conhecimento. A Philum sempre buscou isso: equilíbrio pessoal que se transfigura  em equilíbrio  e justiça social !