Rua Sales Barros, 692- Bairro: Torre
Fundação: 05/02/1985
Emancipação Política: 5 de Fevereiro
Gentílico: Amontadense
Unidade Federatíva: Nordeste
Mesoregião: Norte Cearense
Microregião: Itapipoca
Distância para a capital: 157,00
Localiza-se na microrregião de Itapipoca, na mesorregião do Norte Cearense. O município tem 39.232 habitantes (2010) e 1.175,044 km².
O topônimo vem do tupi-guarani. Sua denominação original era São Bento da Amontada, depois São Bento da Ribeira do Aracatiaçu, logo depois São Bento e, desde 1963, Amontada.[5]
O território de Amontada fazia parte das terras dos índios Tremembé e o povoamento remonta aos primórdios do século XVII, quando os jesuítas e os padres da ordem de São Pedro davam os passos iniciais em prol da catequese dos Tremembé.
Na época da implantação da pecuária no Ceará (início do século XVIII), os portugueses tinham esta localidade como um local de repouso para os vaqueiros que vinham da serra de Uruburetama, nas margens do rio Aracatiaçu.
A maior parte do território é coberto pela caatinga arbustiva aberta e densa, mais ao interior, e por tabuleiros costeiros, mais próximo ao litoral. Apresenta também regiões de caatinga arbórea e mangue próximo à foz do rio Aracatiaçu.
e avícola.
O turismo é também uma fonte de renda deste município, que conta com belas praias, hoje repletas de pousadas e com presença forte de turistas, principalmente na época dos ventos, onde são praticado esportes aquáticos. São elas: Icaraí de Amontada, Moitas e Caetanos.
O município tem dez distritos: Amontada (sede), Aracatiara, Garças, Icaraí, Lagoa Grande, Moitas, Mosquito, Nascente, Poço Comprido e Sabiaguaba.
CONTATO : (88) 997126795 e (88) 98121-8779