MATRÍCULAS POR TELEFONE: 3300-5500

sOBRE O CURSO

parecer CEE-CE Nº 026/2019

O Técnico de nível médio em Eletrotécnica encontra espaço no mercado do trabalho, principalmente, na indústria e empresas de prestação de serviços. No Estado do Ceará, a área de indústria vem reafirmando sua importância, e, com o crescente desenvolvimento em várias regiões, exigindo ampliação na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, conservação de energia, dentre outros. Este crescimento tem demandado a utilização intensiva de novas tecnologias para automação e melhoria da qualidade da produção. O técnico em Eletrotécnica encontra espaço privilegiado, por se tratar de um profissional importante para o funcionamento desses setores da economia.

O Curso Técnico de nível médio em Eletrotécnica objetiva formar um profissional cidadão detentor de um conjunto de conhecimentos que favoreçam sua atuação crítica e participativa na sociedade, com vistas ao desenvolvimento de atividades voltadas para planejamento, projeto, execução e manutenção de instalações elétricas prediais e industriais, necessárias à consecução da melhoria da qualidade de vida em sociedade, pautando sua atuação em princípios éticos, humanísticos, científicos e tecnológicos, requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.

O aluno formado no Curso Técnico em Eletrotécnica estará apto para atuar na instalação, montagem, operação e manutenção elétrica, aplicando métodos e técnicas científicas e tecnológicas e de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho. Ao final do curso, o aluno desenvolverá habilidades técnicas para otimizar sistemas convencionais de instalações e manutenção elétrica, realizar o controle de qualidade dos bens e serviços produzidos e instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos utilizando critérios de padronização e mensuração.

CARGA HORÁRIA: 1.300 horas

dISCIPLINAS DO CURSO

MÓDULOS

DISCIPLINAS

I

Eletricidade Básica

Organização, Saúde e Segurança no Trabalho

Relações Humanas e Ética Profissional

Informática Aplicada

Desenho Técnico

Primeiros Socorros

Matemática Aplicada

Física Aplicada

           II

Eletricidade I

Medidas Elétricas

Instalações Elétricas de Baixa Tensão I

Desenho Auxiliado por Computador (CAD)

Eletrônica Analógica

Eletrônica Digital

III

Eletricidade II

Instalações Elétricas de Baixa Tensão II

Máquinas Elétricas I

Comandos Elétricos

Instalações Elétricas Prediais

Manutenção Elétrica

Instalações Elétricas Industriais

IV

Máquinas Elétricas II

Sistema Elétrico de Potência

Eletrônica Industrial de Potência

Geração, Transmissão e Distribuição de Energia

Automação

Qualidade e Eficiência Energética

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 300 horas

Adaptação por Túlio Simão - 2022
× Inscreva-se