AVENIDA BEZERRA DE MENEZES, 100- BAIRRO: FARIAS BRITO
A Avenida Bezerra de Menezes é um eixo de deslocamento do Século XX e abriga inúmeras e variadas edificações. São 3,3 km de extensão da avenida que liga o Centro de Fortaleza a Caucaia, na Região Metropolitana. Estruturada na década de 1940, a famosa Av. Bezerra de Menezes foi alterada na década de 1960.
De capela com mais 150 anos (Capela de São Francisco de Paula), a um dos shoppings bastante populares da Capital. Tem ainda: bancos, igreja, colégio, faculdade, restaurantes, praça, lojas, condomínios e casas.
Mas, também tem prédios (antigos comércios) fechados e imóveis deteriorados, que servem de pontos de lixo. Assim como outras dezenas de portas fechadas disponíveis para aluguel.
AS MUDANÇAS NA BEZERRA
Em 2012, a Prefeitura começou a implantar a priorização dos ônibus e topiques, inaugurando na avenida a ideia que hoje é realidade em grandes vias: as faixas preferenciais. A ideia, chamada de Bus Rapid System (BRS), direcionava duas faixas à direita, nos dois sentidos da avenida, preferencialmente para ônibus e vans. Duas listras azuis, pintadas ao chão, delimitavam os corredores.
A via tem esse nome em homenagem a Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (nascido em 1831 na área que hoje é a cidade de Jaguaretama) Ele morreu em 1900 e foi médico, militar, escritor, jornalista, político, filantropo e expoente da doutrina espírita. Bezerra de Menezes era conhecido como “O Médico dos Pobres”.
No processo da abolição da escravatura, Bezerra de Menezes se definia como um liberal que defendia a liberdade à população negra escravizada.
Com 3,3 km, a avenida começa na esquina com a Rua Padre Ibiapina e termina no cruzamento com a Av. Humberto Monte. Ela estabelece os limites que separam 4 bairros: Presidente Kennedy, São Gerardo, Parquelândia e Parque Araxá. Já o bairro Farias Brito é cortado pela via, tendo moradores de ambos os lados da avenida.
Vias e Ruas do Bairro Farias Brito
Avenida Bezerra de Menezes (O Polo Plus da Escola Politécnica Philum- PHTEC localiza-se nesta Avenida, nº 100.)
Praça Sebastião Gomes da Silva